segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Em busca de uma segunda opinião

Quando a gente fala de uma doença tão séria e grave como a leucemia, não podemos ter dúvidas a respeito da condução do tratamento. Desde que recebemos o diagnóstico, cogitávamos a possibilidade de levar os exames de João Pedro para outro especialista, desta vez num centro ainda mais especializado em leucemias infantis.
A certeza de que precisávamos de uma segunda opinião veio de uma indefinição que vivenciamos na Onco. Em nenhum momento desconfiamos da competência da equipe que hoje cuida de João, principalmente da condução de Dra. Lílian que sempre nos passou muita segurança. O problema é que na hora de definir se João seria tratado como baixo ou alto risco de recaída - são conduções de tratamento totalmente diferentes -elas hesitaram. O grande lance eram aqueles marcadores mielóides que falei lá atrás. Por conta deles, as médicas não tinham o consenso de que a leucemia de João era, verdadeiramente, linfóide. Perceberam o problemão? Por fim, a equipe definiu como LLA tem como base uma consulta feita com um médico especialista consultor da Onco.
Depois dessa, ficamos com a pulga atrás da orelha e fomos atrás da nossa segunda opinião. Depois de estudar alguns nomes, optamos por Dr. Vicente Odone, médico onco-hematologista do Einstein, em São Paulo. Lú viajou levando todos os exames de João Pedro e resumindo: ele concordou com o diagnóstico de LLA de baixo risco. Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!