terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A vida não é um conto de fadas

Ontem, definitivamente, não foi um dia fácil para mim.

Antes que vocês se preocupem, João Pedro está bem. O quadro é o mesmo: as enzimas do fígado acima de 500 e o leuco insistindo em continuar alto também. Tomou a medicação normal e, daqui a 15 dias, se o quadro permanecer o mesmo, aumentaremos a dosagem da QT em mais 25%.
Mas, voltando ao meu estado de espírito. Sabe aquele dia que a criança descobre que Papai Noel não existe? Ou que a realidade é bem diferente das estórias dos contos de fadas? Pois é. Ontem, foi exatamente essa frustração que vivi. Nem sei se posso chamar de frustração, foi tristeza profunda mesmo.
Desculpem-me o termo, mas o câncer é uma doença FDP mesmo. Ver o sofrimento dessas crianças e adolescentes durante o tratamento é de rachar o coração. E, no final das contas, constatar que muitas delas não vencem a batalha é desesperador. Engraçado que só ontem, depois de quase 18 meses de tratamento, é que tive que lidar com a notícia da morte de “amiguinhos” de tratamento de João. A notícia veio através de uma mãe, já que os funcionários da clínica são proibidos de falar sobre isso. A gente sabe que ela existe, mas encarar a morte assim, tão próxima da nossa realidade, é angustiante. Se colocando no lugar deles, a gente sofre junto; quando o cérebro insiste em dar eco ao nosso maior medo - "poderia ter sido seu filho" - é dilacerante. 
Cecília e Juan, onde quer que vocês estejam, vocês foram guerreiros. Parabéns pela luta!
Até semana que vem, galera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!