terça-feira, 3 de abril de 2012

Consulta com a infectologista

Voltei. Bate-volta cansativo, mas, pelo menos, voltamos.
Felizmente, os resultados do PCR no sangue e no liquor deram indetectáveis para o citomegalovirus e, a princípio, João Pedro não precisará fazer um tratamento específico para ele. Digo a princípio porque, Dra. Ana Verena, a infectologista, pediu para repetir os exames mais uma vez e ainda passou outro "monte" para avaliar/confirmar a inatividade do bendito.
Hoje na consulta aprendi um pouco sobre ele: ele é muito comum - cerca de 80% da população tem - inativado, lógico, pode causar problemas no fígado, na meninge, nos pulmões e ns olhos; normalmente, é passado de mãe para filho pela placenta ou amamentação. O tratamento, com o paciente internado, dura 14 dias e é feito com antibiotico intra-venoso. É um virus que mora dentro das células do sangue (intra-celular). Quando ele resolve "atacar", principalmente organismos imuno-depressivos, ele foge da célula e cai na corrente sanguínea fazendo estragos. As medicações agem justamente trazendo ele de volta para o seu devido lugar.
Para Dra Ana, o organismo de João está conseguindo, por si só, criar os anticorpos necessários para combatê-lo. Ou seja, os anticorpos estão agindo igual as medicações do tratamento. Isso justifica o número alto do IgG.
Pois bem, coletamos sangue hoje de novo - uma tortura, diga-se de passagem - e os resultados ficam prontos na semana que vem. É esperar para ver.

No mais, uma boa Páscoa para todos. Iremos para Guarajuba na quinta e  só retornaremos no domingo.
A gente se fala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!