terça-feira, 24 de maio de 2011

A segurança da presença dos dois pais.

Estive no Maranhão entre 08 e 20 de maio. Neste período, falei com João Pedro todas os dias, logo pela manhã (antes de ele ir para a escola) e à noite (antes de ele ir dormir). Na semana seguinte à minha saída, Belle começou a perceber sinais de irritação e inquietude em João Pedro, que sempre foi um menino muito tranquilo e dócil. Outros momentos do tratamento João Pedro teve esta mesma reação, mas estavam certamente associados aos efeitos da quimio sobre seu sistema nervoso central. Eram esperados, portanto. Uma vez que João Pedro há um mês não está mais tomando daqueles medicamentos naquelas dosagens (são muito menores agora), seu corportamento voltou a ser o daquele menino tranquilo e dócil, antes do tratamento. Exatamente como esperado, também.

Belle ficou impressionada como João Pedro serenou imediatamente após a minha chegada. Certamente, a segurança da presença dos dois pais é muito importante para qualquer criança enferma ou em recuperação. Eu peço a Deus que cuide de nosso pequeno neste momento de transição, seja a dele ou a minha.

sábado, 21 de maio de 2011

Papai, eu 'tava com saudade de você!

Quando eu cheguei no apartamento, no meio da noite, João estava dormindo na cama da Mamãe. Eu o abracei e o coloquei na sua cama, ao lado da nossa.
Pela manhã, ao acordar, João perguntou pela Mamãe. Neste momento, ele me viu na cama e falou: "Papai, eu 'tava com saudade de você!". Ficamos deitadinhos juntos conversando até despertar de vez!!


João e Papai, juntos! Agora sim! Fim
Detalhe da foto: Ao fundo, na janela, estão Lanterna Verde e Batman (do Futuro).

sábado, 14 de maio de 2011

Olha que coisa mais linda..

Gente, prometi e estou cumprindo.
Foto de hoje - João e Bibia antes de ir para o cinema.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Divagações

Oi, gente! Quanto tempo, não é?
Hoje estou precisando desabafar com o meu terapeuta...
Estava assistindo agora há pouco a entrevista que Marília Gabriela fez com a atriz Drica Moraes e, como não poderia deixar de ser, o principal assunto da conversa foi a leucemia que ela teve e venceu depois de um transplante de medula. Ela falou coisas muito legais sobre a lição que uma doença dessa gravidade traz para o paciente e a família que o cerca: falou que o diagnostico é um momento de morte, que à medida que o tempo passa a rotina do tratamento se tornava menos sofrida – seja pelo acostumar-se com ou pela aceitação da doença, falou da importância da família ter adoecido com ela e ampará-la. Resumindo, viver aquela experiência lhe transformou numa nova pessoa em todos os sentidos.
Refleti muito sobre o que ela disse e revivi nossos últimos oito meses. Tudo que a gente viveu nos deixou marcas profundas, mas, com certeza, foram marcas que nos tornaram pessoas melhores. Drica Moraes encerrou a entrevista citando a frase “Um dia de cada vez”. É a mais pura verdade. Quem passa pela experiência do câncer sabe o quanto a vida é especial e efêmera. Dar valor a cada segundo, a cada simples acontecimento se torna uma obrigação.
Desculpem meu ar melancólico. Muitos de vocês ainda não sabem, mas hoje Lú retornou ao trabalho em São Luís –MA. A gente estava se acostumando a conviver de novo como uma família, com todas as alegrias e dissabores que uma rotina familiar traz. Tê-lo conosco tão perto e tão comprometido – papel que nem todo pai está preparado para ter - foi fundamental para João e para mim. Espero que ele saiba disso...
Não vou negar que estou triste, mas, por outro lado, essa volta marca o retorno total a nossa rotina antes da doença. Isso deve representar alguma coisa positiva, não é? Agora é arregaçar as mangas e tentar criar oportunidades e um cenário que nos faça ficar juntos de novo. 
Obrigada por terem me ouvido.

P.S; João está ótimo. As taxas do hemograma bem controladas e prosseguindo com a manutenção sem nenhuma intercorrência.