terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Passamos um susto, por nada!

Ontem, passamos por uma situação que me fez entender plenamente que a ignorância, no sentido literal da palavra - desconhecimento, quando acompanhada de alta dose de ansiedade, nos leva a situações e sentimentos muito desagradáveis.
Toda semana João Pedro faz exames laboratoriais para monitorar seu sangue. Ontem, o número de leucócitos estava superior a 16,5 milhões/mm, o valor mais elevado que JP já teve, o que, na nossa ignorância, significaria uma recaída da doença!
A ignorância e a ansiedade potencializam nossos medos. Toda família em processo de cura da leucemia vive a angústia e o medo de uma recaída. Ontem, fomos vítimas de nós mesmos. Somente no início da noite conseguimos falar com uma médica da Onco, que nos tranquilizou informando que este número de leucócitos seria devido a ação do corticóide...e SÓ!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Consolidação tardia

Oi, gente! Vcs acreditam que ultrapassamos 1000 visualizações? Legal, né? Para quem começou sem nenhuma pretensão...
Deixa eu aproveitar que hoje é domingo e estamos de bobeira em casa para explicar um pouco sobre a penúltima fase do tratamento que João iniciou na última terça: a consolidação tardia. Pelos efeitos colaterais que vivenciamos nesta semana, já percebemos que ela não será fácil.
Pois bem. A consolidação tardia dura, teoricamente, dois meses e traz 08 tipos de drogas diferentes; apenas uma delas é nova no tratamento. O chato nessa fase são as injeções. Serão 16 durante este período, praticamente uma a cada 04 dias.
Amanhã vamos para Salvador e retornaremos para a casa azul só no dia 08 de fevereiro. Daremos notícias de lá!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Voltei para dizer que está tudo bem

Gente, depois de receber dois telefonemas de amigos preocupados com as informações da postagem anterior, resolvi voltar aqui para dizer que, apesar de tudo, está tudo bem. A mensagem de de manhã foi só um desabafo. Estamos dando dipirona de seis em seis horas para ele não sentir a dor na mandíbula e ele está reagindo bem. Não está querendo comer comida de sal, mas já atacou o vaso de cream cracker com requeijão. Desculpem se preocupei alguém, não foi a minha intenção.
Para terminar,  uma prova de que eu exagerei: segunda Vilma, nossa secretária, assim que eu saí de casa de manhã para trabalhar com o coração apertado por causa dele, João melhorou em tudo, até no humor. Ela então perguntou para ele por que ele chorava tanto quando eu estava em casa. Sabe o que ele respondeu?
- É porque eu não queria que ela fosse trabalhar!
Pode? Sem comentários!

Efeitos colaterais

Gente, tá difícil. Todos os efeitos colaterais que João não tinha sentido no começo do tratamento, está sentindo agora e, pelo visto, de um jeito potencializado. O corticóide, como eu falei no post de ontem, está deixando ele com um humor horrível, instável, super sensível e com o sono agitado. A Vincristina, medicação que ele tomou no início do tratamento e que não tinha dado nenhum efeito colateral, agora está deixando ele sem apetite e com dor na mandíbula.
Segundo Dra. Dolores, no começo do tratamento João estava "cheio" da doença então, a medicação agia nela e melhorava os sintomas. Agora, que já não existe mais doença no corpo dele, as medicações estão causando os efeitos colaterais negativos.
Essa situação está me deixando com o coração super apertado. Pela primeira vez desde o começo do tratamento, João Pedro está vivendo as consequências da doença 24 horas por dia e eu não posso fazer nada.
Mas vamos em frente. Amanhã será outro dia.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Exercício de paciência

Esqueci de falar com vocês ontem que João voltou a usar o Decadron, um corticóide que ele tomou na primeira fase do tratamento. Engraçado que os pais de outros pacientes da Onco se queixavam que o comportamento dos filhos mudaram muito com a medicação e eu não senti nenhuma mudança com João naquela época. Pois bem: agora entendo do que eles estavam falando. Com um dia de medicação, João já está apresentando um quadro de irritabilidade extremo. Chora por tudo, nada satisfaz. Além disso, o sono está super agitado. É um exercício de paciência. Em pensar que ele tomará essa medicação - em menor qte 3x por semana - durante toda a manutenção, ou seja, por mais um ano e meio. 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dos males o menor

Vamos as atualizações: fomos para Salvador no domingo de tarde. Na segunda, JP fez exame de sangue e depois fomos para a Onco tomar as medicações. O resultado do exame mostrou, mais uma vez, que o fígado dele está, de novo, intoxicado. As enzimas ultrapassaram a cada dos 1000, o que é considerado muito crítico já que o valor normal é de 45. Resultado: tivemos que postergar uma das medicações até ele se recuperar.
Mas dos males o menor. Desta vez, a gente conseguiu não atrasar o cronograma. Entramos na fase nova sem terminar a antiga. Ele tomou uma medicação (VCR - Vincristina) que, por não atingir o fígado, foi autorizada.
Amanhã eu conto mais novidades. Um bjo!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Agora foi São Pedro

Oi, gente! Esta semana quem atrapalhou os nossos planos não foi o fígado de João, mas São Pedro. Estávamos de malas prontas para passar o fim de semana em Busca Vida com Dindo Beto, Alena e Anika, mas desistimos por conta da previsão do tempo - chuva, chuva, chuva. Por isso, arrumamos nossas tralhas e voltamos para a casa azul ainda na quarta-feira.
Domingo pegamos a estrada de novo para, finalmente, concluir a terceira fase e iniciar a fase 4. Tudo no mesmo dia! Depois volto para contar um pouco sobre a rotina desta nova fase que, a princípio, dura 02 meses.
Bjs no coração!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Em quimio

Por incrível que pareça, tudo dentro do planejado. Estamos na Onco tomando a última dose do MTX (Metotrexate), a bendita medicação que deu o aumento nas enzimas do fígado. Isso quer dizer que na próxima segunda iniciaremos outra fase do tratamento, a penúltima enfim!
Janjão está agora brincando com o coleguinha André no computador. Instalamos praticamente uma lan house aqui na clínica. Dois notebooks, um do lado do outro, executando os mesmos jogos. Estão uma figura, pena que eu não trouxe uma máquina para registrar o momento. Aliás, falando nisso, é engraçado como eu, que gosto tanto de fotografia, nunca registrei João na clínica fazendo quimioterapia. Prometo que farei isso assim que puder.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Deus escreve certo por linhas tortas!

De volta à casa azul, uma semana sem nenhum medicamento esperando o fígado se recuperar. E nesse compasso de espera, queria dividir com vocês uma constatação: pode parecer paradoxal, mas sinto que hoje João é uma criança muito mais plena e feliz do que há três meses. Louco isso, não é? Atribuo boa parte dessa vontade de viver transbordante à presença de Lu em nossa rotina.
Depois de praticamente dois anos morando longe da gente por causa do trabalho, o seu retorno e a sua disposição em recuperar o tempo perdido, refez os laços e reconstruiu um vínculo que só pai e filho podem ter.
Como é mesmo aquele ditado? Deus escreve certo por linhas tortas!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Não deu!

Que frustação! Essa terceira fase do tratamento tá difícil de terminar, viu? Já é a terceira vez que as enzimas do fígado não colaboram e atrasam o tratamento. Ficaremos até a próxima terça sem medicação nenhuma para esperar ele se recuperar. Hoje, Dra. Dolores falou em hepatite medicamentosa, mas nos despreocupou porque os outros indicadores do fígado estão normais e ele não apresentou nenhum outro sintoma como vômitos ou dores abdominais.
É isso aí. Vamos controlar a ansiedade e esperar o organismo agir. Tudo vai acontecer no tempo certo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Na expectativa do exame

Oi! Passando rapidinho para dar notícias...estamos em Salvador, Jajão fez exame de sangue hoje e a nossa expectativa é que esteja tudo bem para a quimio de amanhã. Os resultados saem de tardinha. Até amanhã!